Você está visualizando atualmente Mercados globais se preparam para cortes de juros em meio a preocupações com recessão

Mercados globais se preparam para cortes de juros em meio a preocupações com recessão

Diante dos crescentes temores de que os Estados Unidos possam estar à beira de uma recessão, os mercados de ações globais experimentaram quedas significativas, com os principais índices da Ásia fechando no vermelho na segunda-feira. Os investidores, dominados pela aversão ao risco, estão apostando que as taxas de juros precisarão ser cortadas rápida e acentuadamente para impulsionar o crescimento econômico.

Os futuros do Nasdaq caíram 1,28% e os futuros do S&P 500 tiveram uma queda de 0,79%. No Japão, os futuros do Nikkei foram negociados a 34.665, uma queda substancial em relação ao fechamento à vista de 35.909. Essa desaceleração no mercado de ações segue uma grande alta nos futuros do Tesouro na sexta-feira, que viu os rendimentos despencarem 18 pontos-base para um nível não visto desde novembro.

Na semana passada, os rendimentos de dois anos diminuíram 50 pontos-base e estão prestes a cair abaixo dos rendimentos de 10 anos, uma tendência que historicamente precedeu as recessões.

O decepcionante relatório de folhas de pagamento de julho levou os mercados a precificar uma probabilidade de quase 70% de que o Federal Reserve não apenas reduza as taxas em setembro, mas o faça em 50 pontos-base significativos. Os futuros estão atualmente indicando 155 pontos-base de cortes para este ano, com um valor equivalente previsto para 2025.

Os analistas do Goldman Sachs aumentaram suas chances de recessão de 12 meses em 10 pontos percentuais, para 25%, citando a extensa capacidade do Federal Reserve de afrouxar a política como um fator atenuante. A empresa agora prevê reduções de um quarto de ponto em setembro, novembro e dezembro, dependendo da recuperação do crescimento do emprego em agosto e do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) considerar cortes de 25 pontos-base uma resposta adequada a quaisquer riscos negativos.

O mercado está aguardando os resultados da pesquisa não manufatureira do ISM, que deve ser divulgada ainda hoje, com analistas esperando um aumento para 51,0 após a queda inesperada de junho para 48,8.

Nos mercados de câmbio, o apelo de porto seguro do dólar americano diminuiu devido à queda acentuada nos rendimentos do Tesouro, com o dólar caindo cerca de 1% na sexta-feira. Hoje cedo, o dólar continuou a enfraquecer em relação ao iene japonês, caindo mais 0,2% em 146,19, enquanto o euro permaneceu estável em US$ 1,0907. O franco suíço se beneficiou notavelmente da fuga do risco, com o dólar se aproximando das mínimas de seis meses em 0,8586 francos.

Também aumentaram as expectativas de que outros grandes bancos centrais imitarão as medidas de flexibilização antecipadas do Fed, com o Banco Central Europeu agora devendo cortar as taxas em 67 pontos-base até o final do ano.

Nas commodities, o ouro permaneceu estável em US$ 2.442 a onça, encontrando suporte no declínio geral dos rendimentos. Enquanto isso, os preços do petróleo se recuperaram em meio a preocupações com a escalada dos conflitos no Oriente Médio, apesar das preocupações com a demanda que levaram os preços a mínimas de oito meses na semana passada. O petróleo bruto Brent subiu 44 centavos, para US $ 77,24 o barril, enquanto o petróleo dos EUA aumentou 40 centavos, para US $ 73,92 por barril.A Reuters contribuiu para este artigo.

Fonte: https://br.investing.com/news/economy-news/mercados-globais-se-preparam-para-cortes-de-juros-em-meio-a-preocupacoes-com-recessao-93CH-1303104

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário